O SAAE de Itapetinga está empreendendo uma ação planejada de recuperação para pleno funcionamento das Estações de Tratamento de Esgotos, sob sua responsabilidade.

O ponto de partida está sendo na ETE  (Pinicão) do bairro Américo Nogueira, que na verdade é um DAFA-Digestor Anaeróbico de Fluxo Ascendente, onde uma “força tarefa” está trabalhando na construção de caixas de passagem, drenagem, limpeza e readaptação das edificações. A instalação de novos equipamentos permitirão um melhor e continuado funcionamento, garantindo responsabilidade ambiental e tratamento adequado dos dejetos.

Na próxima etapa serão recuperadas as lagoas facultativas, nos fundo da COOLEITE, que receberão os esgotos tratados, provenientes dos bairros Quintas do Sul, Américo Nogueira, Quintas do Morumbi e parte do Recanto da Colina, nos DAFA’S que estão sendo recuperados.

O Diretor da Autarquia, Engenheiro Airton Ferraz, comentou: “Recuperaremos todas as estações de Tratamento de Esgoto da cidade. Após as do Américo Nogueira partiremos para as do 12 de Dezembro, Vila Érica, Vila Riachão, José Ivo e demais residenciais, com limpeza total, recuperação de estruturas, construção de muros e instalação de equipamentos  com perfeito funcionamento”, disse o diretor.

Apesar de ter uma receita limitada, o SAAE está com todos os seus compromissos financeiros com fornecedores e prestadores de serviços em dia e busca, na medida do possível, garantir o pleno funcionamento de todos os setores  da Autarquia. //Ascom SAAE