Neste domingo (19), a Câmara Municipal de Itapetinga, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promove a realização de testes para Covid-19 em todos os servidores efetivos do Poder Legislativo, além de comissionados e prestadores de serviço contactantes de um caso confirmado.

Ao todo, serão feitos 26 testes do tipo RT-PCR, que é considerado padrão ouro para detecção da doença causada pelo novo coronavírus. A ação acontece no Plenário da Casa Legislativa e o atendimento é individual, com horário pré-agendado para cada funcionário.

De acordo com a presidenta da Câmara de Vereadores, Naara Duarte (PSC), assim que tomou conhecimento do resultado positivo de uma pessoa integrante do corpo funcional, na última terça-feira (14), a Mesa Diretora entrou em contato imediatamente com a Secretaria Municipal de Saúde para providenciar o acompanhamento de pessoas contactantes, a testagem e o cadastramento de todos os servidores para que pudessem ser monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Antes, entre os dias 8 e 10 de julho, já havia sido realizada uma ação de sanitização e desinfecção predial na sede da Câmara, envolvendo todos os setores, gabinetes, Plenário e área externa.

Naara informa, ainda, que todos os servidores foram orientados a comunicar à Câmara o surgimento de qualquer sintoma compatível com a doença, bem como a ocorrência de contato com pessoas com confirmação de Covid-19. Nessas situações, haverá o afastamento imediato do trabalho. A pessoa que relatou ter resultado positivo, por exemplo, já estava afastada desde o surgimento dos primeiros sintomas e está recebendo o suporte necessário.

Desde o início da pandemia, a Câmara Municipal de Itapetinga vem adotando medidas para preservar a saúde de funcionários e vereadores, entre elas a suspensão do atendimento presencial ao público externo, a adoção de plataforma digital para realização de sessões e a liberação dos que fazem parte do grupo de risco para o trabalho remoto. Também foi instituído o revezamento de expediente dos servidores visando evitar aglomerações em locais de circulação comum e diminuir a quantidade de pessoas no ambiente de trabalho. Vereadores e assessores foram orientados a ficar em casa.

Naara ressalta que todos os funcionários da Câmara foram instruídos sobre a prevenção da Covid-19. Foram distribuídas máscaras, álcool em gel e equipamentos de proteção individual (EPIs) aos setores. Na oportunidade, recomenda à população que esteja atenta às medidas preventivas do distanciamento físico, uso de máscaras e higienização frequente das mãos.

Compartilhe em suas redes sociais!