Na sessão ordinária dessa quarta-feira (14), Fredson Barreto, chefe do cartório do Fórum Eleitoral de Itapetinga, a convite da presidenta Naara Duarte, usou a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Itapetinga, para chamar a atenção da população a respeito da importância do cadastramento biométrico, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

O cadastramento é obrigatório e implica no cancelamento do título daqueles eleitores que não comparecerem. Entre os transtornos para quem tiver o título de eleitor cancelado estão restrições no CPF, que podem acarretar em dificuldades para realizar cadastro em benefícios federais, como o Programa Bolsa Família.

Vale salientar que quem não se cadastrar terá o título de eleitor cancelado e será impedido de tirar passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, além de outros impedimentos.

Estima-se que Itapetinga tenha hoje mais de 46 mil eleitores, dos quais mais de 29 mil já fizeram o cadastramento. Esses eleitores que já fizeram o cadastramento não precisam voltar ao cartório nesta nova etapa.

Em Itapetinga, o cartório atende de segunda a quinta-feira, das 8h às 18 horas, e nas sextas-feiras, das 8h às 14 horas. O atendimento é realizado com hora marcada, sem filas. Para isso, o eleitor deve fazer o agendamento por meio da internet (agendamento.tre-ba.jus.br) ou do telefone 0800.071.6505.