urna-branco-nulo

Cientistas políticos preveem o incremento da abstenção, dos voto branco e nulo em 2014. Os protestos de junho teriam revelado um crescente inconformismo com a política. Os eleitores não aceitam o comportamento e os privilégios dos políticos. Ilimar Franco, de O Globo, cita como exemplo a eleição para prefeito de São Paulo em 2012, onde estes votos foram de 32%. Em 2010, no pleito para presidente foram de 25% (1º turno) e 28% (2º turno).

De acordo com o mesmo colunista, estes cientistas políticos avaliam que o eleitor cansou de lero lero e está à espera de gestos e atitudes. Um deles avalia: “Não há lugar para um caçador de Marajás, mas para quem, como o Papa Francisco, dê o exemplo”.

Agora, o desafio dos candidatos será o de encarnar este político. “O eleitor vai escolher entre os nomes existentes. O índice dos que querem oxigenar o Legislativo costuma ser de 60%, mas a renovação média é de 30%”, diz o diretor de um instituto de pesquisa. Essa disparidade ocorre, explica, devido ao nível de conhecimento dos candidatos e à capacidade deles se venderem à imagem e à semelhança do que a população quer para dirigir seus destinos. (VCientistas políticos preveem o incremento da abstenção, dos voto branco e nulo em 2014. Os protestos de junho teriam revelado um crescente inconformismo com a política. Os eleitores não aceitam o comportamento e os privilégios dos políticos. Ilimar Franco, de O Globo, cita como exemplo a eleição para prefeito de São Paulo em 2012, onde estes votos foram de 32%. Em 2010, no pleito para presidente foram de 25% (1º turno) e 28% (2º turno).

De acordo com o mesmo colunista, estes cientistas políticos avaliam que o eleitor cansou de lero lero e está à espera de gestos e atitudes. Um deles avalia: “Não há lugar para um caçador de Marajás, mas para quem, como o Papa Francisco, dê o exemplo”.

Agora, o desafio dos candidatos será o de encarnar este político. “O eleitor vai escolher entre os nomes existentes. O índice dos que querem oxigenar o Legislativo costuma ser de 60%, mas a renovação média é de 30%”, diz o diretor de um instituto de pesquisa. Essa disparidade ocorre, explica, devido ao nível de conhecimento dos candidatos e à capacidade deles se venderem à imagem e à semelhança do que a populaçã

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