Foto: Manu Dias/Secom

 

A Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) inaugura, na tarde desta quarta-feira (28), a Estação de Transferência de Custódia (ETC) de Itabuna, marco inicial do Programa de Interiorização do Gás Natural Canalizado no sul do estado. O projeto, que ainda está em seu primeiro trecho, com investimento inicial de R$ 8 milhões, atenderá a quatro fábricas e estará aliado a projetos como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste.

Localizada a apenas 5km do Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), a estação deve compor uma rede de 42km de extensão, para suprir também à vizinha Ilhéus e ao Porto Sul. As fábricas da Trifil, Nestlé e Delfi, além do Posto Universal, serão as primeiras a utilizarem o gás produzido na ETC. A Trifil, que utilizava derivados de petróleo e óleo combustível, desde o último sábado já opera suas caldeiras à base de gás natural.

A estação começa com uma produção diária de 70 mil m³, mas deve chegar a 500 mil m³ até 2013. Até lá, os investimentos em infraestrutura devem chegar a R$ 100 milhões. O governador Jaques Wagner discursa neste momento na sede da ETC, durante almoço com diretores da Bahiagás, horas antes da cerimônia de inauguração.

A agenda do chefe do executivo no sul é extensa e inclui a entrega de unidades do Minha Casa Minha Vida e a assinatura do Pacto com Municípios, compromisso do programa Todos pela Escola. BN

Compartilhe em suas redes sociais!