Medem alguma coisa? Sim, dão sinais daquilo que já se sabe, Rui Costa inicia a campanha na condição de favorito. E nada mais

Por Levi Vasconcelos

2018 está se configurando como um ano eleitoral diferente. Ontem, entraram em cena alguns importantes ingredientes que faltavam, mas pesquisas eleitorais. A Real Big Data, em parceria com a TV Record-Itapoan, deu 51% para Rui Costa e 18% para Zé Ronaldo e o Ibope com a TV Bahia, dando Rui com 50% e Ronaldo com 8%.

Medem alguma coisa? Sim, dão sinais daquilo que já se sabe, Rui Costa inicia a campanha na condição de favorito. E nada mais.

PESQUISAS MAIS CURTAS

Um detalhe chamou a atenção: as duas foram mais curtas em número de entrevistados do que as tradicionais. Até 2014, por exemplo, os institutos ouviam 2 mil pessoas. Nas de ontem, o Big Data ouviu 1.200 pessoas em 38 municípios e o Ibope 1008 eleitores em 58 municípios.

E apresentaram disparates consideráveis entre si. O Big Data deu Ronaldo com 18% e o Ibope com 8%. Óbvio que alguém está errado.

Também é um sinal claro que em 2018 a grana está mais curta também para os veículos de comunicação, já que, depois do fiasco de 2006, quando nenhum instituto de pesquisa viu a vitória de Jaques Wagner, constatou-se que os institutos só pesquisaram uma máximo de 35 municípios, o que forçou a ampliação da abrangência, a partir daí, para 80 no mínimo. Nem isso temos agora.

No mais, cada um tira o proveito que os números oferecem. Zé Ronaldo diz que o cenário ‘está ficando gostoso’, com a ressalva de que só 15 dias depois do início da propaganda na tevê se verá alguma coisa. E Rui continua a não dar trelas. //Bahia.ba

Compartilhe em suas redes sociais!