Na próxima semana, na capital do estado, acontecerá uma reunião da CIB – Comissão Intergestores Bipartite, com a participação de secretários de saúde de todo o estado da Bahia, onde ocorrerá uma votação para deliberar sobre o encerramento das atividades da Base Regional de Saúde de Itapetinga (antiga Dires), dentre outras que poderão ter o mesmo destino.

A Dires de Itapetinga foi implantada em 1974, e abrange todos os 13 municípios do Médio Sudoeste, mas vem sendo desativada gradativamente pelo governador Rui Costa e seu atual secretário de Saúde, apesar da sua importância e relevantes prestados.

Na sessão legislativa desta quarta-feira (14), os vereadores José Antunes, Naara Duarte, Fabiano Bahia e o presidente da Casa, Eliomar Barreira, se pronunciaram sobre a questão, prestando solidariedade aos servidores da ex-Dires e se posicionando contra a desativação do órgão em Itapetinga.

José Antunes destacou que o órgão atua há 44 anos na região, executando ações de saúde pública ininterruptamente, além de assessorar as secretarias municipais de saúde, nas inúmeras campanha de vacinação.

“Caso a Base Regional de Saúde de Itapetinga venha a ser fechada, a população dos 13 municípios que ela abrange terão que se dirigir ao Núcleo de Saúde de Vitória da Conquista, que já atende 19 municípios e está sobrecarregado, sem falar dos cerca de 50 servidores do órgão que ficarão com seu futuro funcional indefinido”, ressaltou José Antunes.

Os cortes de Rui Costa preocupam a sua base no interior e podem levar muitos prefeitos a tomarem posicionamento político diverso do esperado pelo governo.

Por Davi Ferraz  

Compartilhe em suas redes sociais!