A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, instalou, nesta terça-feira, duas unidades do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflito Processual (Cejusc) no interior do estado. Os centros funcionarão nas comarcas de Itambé e Itapetinga, na região Sudoeste.

Mais uma vez, os dois Cejusc’s implantados são fruto de um termo de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça da Bahia e a Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) com apoio das prefeituras dos dois municípios. Caberá à instituição de ensino a responsabilidade de ceder os mediadores e supervisores que atuarão nos dois centros.

Os alunos do curso de Direito da instituição de ensino que participarem deste trabalho poderão cumprir o SAJ (Serviço de Assistência Judiciária), componente obrigatório da grade curricular do curso, como estagiários, nas novas unidades.

O diretor-geral da Fainor, Edgard Larry e o prefeito de Itambé, Eduardo Coelho de Paiva Gama, participaram da cerimônia. O Cejusc de Itambé será coordenado pelo juiz de Direito, Alerson do Carmo Mendonça, titular da comarca.

Após a cerimônia, o atuante prefeito de Itambé, Eduardo Gama, fez questão de destacar a sua luta pela manutenção da Comarca, no momento em que o TJ extinguia dezenas de comarcas em todo o Estado. Em contato com o Sudoeste Hoje, o prefeito garantiu que a comarca de Itambé terá o seu juiz titular a partir de novembro próximo.

Compartilhe em suas redes sociais!