O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) estima que a Flórida seja atingida ainda na manhã deste domingo (10) pelo furacão Irma, que deixou Cuba e já começa a avançar pelo estado, enquanto seu centro se aproxima das ilhas Key. Pelo menos 250 mil americanos já estão sem energia elétrica, e nove milhões podem ficar sem luz.

O NHC chegou a identificar queda na velocidade dos ventos do Irma, que estava na categoria 3, mas verificou que o furacão recuperou a sua força e foi elevado novamente à categoria 4, enquanto atravessa as água tropicais entre Cuba e Flórida. Esse aumento de intensidade já era esperado, assim como o grande impacto que poderá causar no estado americano.

“O Irma está se movendo lentamente na direção noroeste, já saindo da costa cubana a quase 9km/h”, informou o boletim do NHC no fim da noite do último sábado (9), quando os ventos sopravam a 195 km/h. Por volta das 6h no horário de Brasília, o centro do furacão estava a 50 quilômetros ao sudeste da ilha Key West, que faz parte do complexo das ilhas Key, a 250 km de Miami.

A previsão é que o Irma “cruze o complexo das ilhas Key, na Flórida, no domingo pela manhã e, depois, se mova para o oeste do Estado entre a tarde de domingo e a manhã de segunda-feira [11]”, informou o NHC. O furacão deve seguir, então, para o noroeste da Florida e o sudoeste do estado de Georgia.

Compartilhe em suas redes sociais!