Apesar de Itapetinga ser uma cidade relativamente nova, o centro comercial da cidade envelheceu e precisa ser requalificado pela atual administração municipal. Não dá para esperar mais. As calçadas são estreitas e esburacadas, a pavimentação de paralelos é antiga e irregular, e a iluminação ineficiente.

A principal via pública do centro da cidade, a Alameda Rui Barbosa, construída na segunda gestão do então prefeito José Vaz Espinheira (1967 a 1970), está feira e esburacada, necessitando de pavimentação moderna, iluminação e outros equipamentos.

As ruas Barão do Rio Branco, José Bonifácio e João Pessoa necessitam de calçadas mais largas e pavimentação asfáltica, nos moldes das grandes cidade da Bahia, onde ruas estreitas estão sendo transformadas em alamedas e calçadas alargadas, privilegiando os pedestres, e não os automóveis.

Para se ter uma ideia do desperdício de espaço nesses três logradouros, existem vagas de estacionamento para apenas 30 automóveis, enquanto centenas de pessoas que por eles circulam têm que se retorcer entre postes, carros e paredes, para transitarem sem qualquer segurança nas estreitas calçadas.

A Praça Augusto de Carvalho, que chegou a ser requalificada na gestão do ex-prefeito José Otávio Curvelo, também necessita de reforma para se adequar à nova realidade por que passa o comércio, sempre ávido por consumidores, que muitas vezes o evitam por falta de espaço e conforto.

Ruas como a JJ Seabra, 7 de Setembro, Santos Dumont e D. Pedro II têm que ser asfaltadas, enquanto a Praça da Bíblia precisa ser repensada, para ter melhor serventia ao comércio local, que necessita se expandir. Um terminal de ônibus no local traria, talvez, mais conforto à população, e movimentaria as lojas da praça, que vivem entregues às moscas.

É uma proposta para se pensar…

Por Davi Ferraz 

Compartilhe em suas redes sociais!