Na noite dessa quinta-feira (8), a Câmara de Vereadores ficou ainda mais perto da população do bairro Nova Itapetinga. Com o objetivo de discutir o tema da Campanha da Fraternidade 2017, foi realizada uma sessão especial na Igreja Nossa Senhora Aparecida com a participação de autoridades civis e eclesiásticas, diversos membros da comunidade católica e representantes de outras denominações cristãs. O evento contou ainda com a presença do cantor Juá da Bahia, que apresentou a música “Rio Catolé”.

Além dos vereadores Eliomar Barreira/Tarugão (PMDB) – presidente, Fabiano Bahia (DEM) e Nailton Negreiro (PRB) – 1º e 2º secretários respectivamente, participaram da Mesa Solene o vice-prefeito Renan Pereira (DEM), o secretário municipal de Planejamento, Washington Maciel, representando o prefeito Rodrigo Hagge; a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliene Portella; o padre Frenilson da Conceição Brito, reitor do Seminário Propedêutico Bom Pastor; o Pároco da Igreja Nossa Senhora das Graças, Carmelito Eloísio de Andrade e Jailson Oliveira (Jai), que é radialista, servidor público estadual e membro da comunidade católica.

Com o lema: “Cultivar e guardar a criação” e tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, a Campanha deste ano enfoca a preservação do meio ambiente. De acordo com Jai Oliveira, para além de reflexões teóricas, a ação tem entre seus objetivos comprometer as autoridades públicas para que assumam a responsabilidade social com o meio ambiente e a defesa dos povos oprimidos.

Ao justificar a sessão, o presidente Eliomar Barreira (Tarugão) explicou que a Mesa Diretora da Câmara acolheu a sugestão da Igreja Católica por entender que também é função do Legislativo ampliar os debates sobre assuntos de interesse da comunidade. “Não podemos mais viver neste planeta sem a consciência da nossa responsabilidade com a questão ambiental. Precisamos repensar a nossa relação com o meio ambiente”, afirmou. 

Segundo o palestrante da sessão, padre Frenilson Brito, o momento foi proveitoso, mas é preciso avançar o debate. “A partir do que foi apresentado, eu percebi que os vereadores demonstraram uma consciência daquilo que pode ser feito e daquilo que precisa ser urgentemente executado pelo Poder Legislativo”, ponderou.

Para o padre Carmelito de Andrade, o objetivo da Igreja foi alcançado. “A presença aqui da maioria absoluta dos vereadores prova que o poder público quer caminhar mesmo conosco, com o povo, com as igrejas; precisamos trabalhar juntos para o bem comum do planeta, a nossa casa comum, como diz o Papa Francisco. É preciso cuidar com carinho e amor da criação de Deus”, declarou o pároco.

A comunidade também aprovou o formato da sessão. “A igreja é o povo. Então, uma sessão como essa é uma oportunidade para a gente fiscalizar as nossas autoridades, as pessoas que nós elegemos como nossos representantes”, destacou João Reis.

Moradora da Nova Itapetinga e membro da coordenação do Setor Aparecida, Maria Sampaio, de 75 anos, disse que, por muitas razões, às vezes os cidadãos não têm condições de comparecer à Câmara. “Quando os vereadores vêm até a gente é muito bom. A gente dá as nossas opiniões e ouve as respostas”, salientou.

Durante a sessão, várias perguntas da comunidade, mediadas por Jai Oliveira, foram respondidas pelo representante do Poder Executivo, entre essas questões sobre lixo urbano, recuperação de nascentes, preservação do Parque Zoobotânico da Matinha, arborização de pastagens e despoluição do Rio Catolé.

Composta pelos vereadores Romildo Teixeira (PSL), João de Deus (PMDB) e Valdeir Chagas (PRB), a Comissão de Cultura, Esporte, Lazer e Meio ambiente da Câmara comprometeu-se a dar prosseguimento às discussões com o propósito de fomentar ações de educação e proteção ambiental. // Ascom

Compartilhe em suas redes sociais!