Dentro do programa de reestruturação estabelecido pelo Tribunal de Justiça da Bahia, inúmeras comarcas do interior deverão ser fechadas nos próximos meses.

A previsão inicial do TJ era de que cerca de 70 delas fossem desativadas, levando-se em conta o número ínfimo de processos em tramitação, o que gera, segundo o TJ, custos desnecessários para o Estado. Entretanto, a lista divulgada nesta quarta-feira (7), através das redes sociais, reduziu o número para 49 comarcas, dentre elas três do Médio Sudoeste: Itarantim, Ibicuí e Nova Canaã.

Com a divulgação da lista através das redes, advogados e serventuários de Itarantim e região demonstraram a sua indignação com os representantes políticos da cidade, especificamente o prefeito Paulo Construção, que não teria se empenhado para reverter a situação, como fizeram outros gestores municipais.

ITAMBÉ SE LIVROU DO CORTE

Cogitada inicialmente para compor a lista de corte do TJ, a comarca de Itambé acabou se livrando, devido ao empenho dos advogados, da OAB e do próprio prefeito Eduardo Gama, que foi em comitiva ao Tribunal de Justiça da Bahia para reivindicar a permanência da comarca em seu município, e acabou obtendo êxito.

Como diz um antigo jargão forense, “O Direito não assiste aos que dormem”. Confira a lista extra-oficial:

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!