Sempre que é postada nas redes sociais uma foto do antigo Mercado Municipal de Itapetinga, nota-se uma verdadeira indignação por parte dos internautas, que não compreendem os motivos que levaram o ex-prefeito José Marcos Gusmão (1989 a 1992) a derrubá-lo e construir em seu lugar em jardim sem graça e sem nenhuma serventia.

Durante o seu primeiro mandato, o ex-prefeito Michel Hagge construiu a Central de Abastecimento I, deixando para o seu sucessor ((Zé Marcos) a tarefa de transferir os comerciantes do antigo mercado e os feirantes, para o novo local.

A ideia de Michel, entretanto, era reformar o velho mercado e transformá-lo em um centro de artesanato e lazer, como forma de gerar novas oportunidades para artesãos, costureiras, proprietários de lanchonetes, bares, etc.

Depois da desocupação e mudança para a nova central, o mercado ficou totalmente abandonado por mais de 1 ano, servindo de abrigo para mendigos, bêbados e marginais, o que gerou inúmeras reclamações de comerciantes e moradores.

Surpreendentemente, o prefeito Zé Marcos optou pela demolição, alegando que as paredes estavam impregnadas de sal, abandonando, assim, o antigo propósito da restauração.

Contam que as telhas foram doadas à população pobre e que as imensas peças de madeira nobre (Ipê) que sustentavam o telhado, viraram curral em alguma fazenda da região…

Foi isso aí…

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!