Tô Ligado

Venho acompanhando com muita atenção a boataria sobre supostas pesquisas eleitorais realizadas em Itapetinga, cujos resultados colocam na liderança, ou próximo disto, os candidatos que as encomendaram.

Fala-se de uma pesquisa encomendada pelo PT de Rosemberg, onde a sua ‘quase’ pré-candidata, Sibele Nery, teria crescido, chegando a ameaçar a liderança de Alécio Chaves (PSD) e de Rodrigo Hagge (PMDB), os mais bem colocados na consulta.

Na tal pesquisa, flagrantemente induzida para favorecer a petista, pré-candidatos como Renan Pereira (DEM) Kátia Espinheira (PR), Leonardo Matos (PR), Adriano Alcântara (PSDB) e Tiquinho (PDT) não teriam pontuado ou obtiveram desempenho decepcionante, o que é de certa forma incompreensível, em função do potencial desses pré-candidatos e da força dos grupos que representam.

Para não ficar para trás, outros partidos concorrentes também já estariam com suas pequisas de trabalho no forno, para espalharem o ‘me engana que eu gosto’, para os seus inadvertidos seguidores, que tratarão também de turbinar os falsos números, fazendo o tradicional oba-oba.

Uma boa pesquisa, nesta fase da pré-campanha eleitoral, tem que ser obrigatoriamente imparcial, para não induzir o candidato e seu partido a erro, comprometendo irremediavelmente as suas pretensões eleitorais.

As chamadas pesquisas de trabalho só servem para avaliar o potencial dos candidatos, sua aceitação nos vários segmentos do eleitorado, levando em conta vários fatores, inclusive a sua rejeição, o que pouca gente leva em conta e depois acaba se lamentando depois.

Essas pesquisas servem e devem existir apenas para consumo interno, mas na sua maioria são vazadas e acabam sendo usadas para estimular a militância, o que é um grande equívoco.

Que tal fazermos então uma pesquisa mais ampla, devidamente registrada no TSE, para vermos quem tem mesmo farinha no saco? Garanto publicar.

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!