gui

A Prefeitura Municipal tentou transformar a passagem da Tocha Olímpica em um evento político, mas não contou com a rejeição do público. Durante a cerimônia de Celebração da Tocha Olímpica, nesta sexta-feira (20), a Prefeitura iniciou um protesto contra o governo interino do presidente Michel Temer (PMDB), o que foi retaliado com vaias. Temer substitui interinamente a presidente afastada Dilma Rousseff, do PT, mesmo partido que governa o município há 20 anos.

No decorrer das atividades culturais que permeiam a celebração, uma homenagem ao cineasta Glauber Rocha (1939-1981), maior expoente do Cinema Novo, era realizada através devideomapping. A técnica consiste em grandes imagens projetadas em paredes.

Entre imagens de entrevistas e filmes dirigidos por Glauber, a imagem de uma charge contra o governo Temer foi mantida por um longo período em uma das paredes do prometido planetário. O protesto se iniciou segundos antes da fala do prefeito Guilherme Menezes (PT), que foi recebido sob vaias do público.

tem

O prefeito chegou a ensaiar um discurso na mesma linha da imagem projetada na parede do Centro Cultural, mas foi desestimulado pelo coro da platéia. “Ladrões!”, “Bandidos!” eram proferidos pelos presentes no Glauber Rocha, enquanto o prefeito declarava que “[as Olimpíadas], antes de tudo, é contra o ódio e a intolerância entre as pessoas. Este evento traz uma mensagem importante de solidariedade entre os povos, principalmente num momento como este, para o Brasil e, particularmente, para Vitória da Conquista”.

As vaias ganharam corpo e foi claramente sentida pela comitiva petista, como também ao Comitê Organizador do Revezamento da Tocha Olímpica. O apresentador contratado pelo Comitê chegou a declarar que “todos são livres para se manifestar”, mas pediu a compreensão da organização local e do público para manter o foco no evento.

A manifestação contrária aos petistas causou reação imediata nos coordenadores da Prefeitura, que imediatamente retiraram a charge. Resenha Geral

Compartilhe em suas redes sociais!