PAI E FILHOS

Geovane Viana, 42 anos, foi aluno da rede pública de ensino em toda sua vida escolar. Graduado em Economia pela UESB em 2005, com especialização em Gestão Pública e em Gestão do Conhecimento para a inovação e o Empreendedorismo,  é funcionário público municipal em Vitória da Conquista, desde 1997, concursado como técnico de nível superior, atuando em diversas áreas da administração pública. Aprovado no SISU para o curso de Direito da UESB.

Daniel de Santana Viana, 18 anos, fez o ensino fundamental 2 no colégio militar e o ensino médio no IFBA, instituições onde entrou por seleção pública. Aprovado tanto no vestibular quanto no SISU, também para o curso de Direito da UESB, em segundo lugar.

Débora Maria de Santana Viana, 17 anos, aluna da rede privada, foi aprovada em oitavo lugar para Administração na UESB.

As biografias apresentadas não são tão raras de se encontrar. Contudo, o que causa destaque é o fato de serem da mesma família, e mais ainda, de serem pai e filhos dedicados ao estudo.

De família humilde e começando sua vida profissional ainda na adolescência, Geovane Viana entrou na faculdade quase 10 anos após concluir o ensino médio, tendo sua primeira graduação aos 32 anos. Para ele, que fez o Enem para testar seus conhecimentos e na sequência foi selecionado no SISU, “foi uma experiência única e que mostrou que nunca é tarde para se começar uma nova profissão”, afirma Viana, que destaca a alegria de ter sido aprovado junto com seus dois filhos mais velhos.

Para Daniel, que também se classificaria para Engenharia Elétrica, “a aprovação num dos cursos de direito mais concorridos da região é muito satisfatório e coroa uma vida de dedicação aos estudos”. Este também é o pensamento de Débora, para quem “a entrada na universidade na primeira tentativa mostra que o investimento feito ao longo da vida valeu realmente à pena. Agora é estudar”, conclui.

Três pessoas da mesma casa entrando na universidade é um fato raro nos dias de hoje e deve ser tomado como exemplo para as famílias em geral. Só através da educação que é possível transformar o mundo. Blog do Rodrigo Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!