Depois do lançamento da montadora chinesa na Bahia, fábrica pode ir para o Rio de Janeiro, por falta de empenho do governo estadual.

Depois do lançamento da montadora chinesa na Bahia, fábrica pode ir para o Rio de Janeiro, por falta de empenho do governo estadual.

Um ano e oito meses após enterrar um automóvel J3 numa cápsula do tempo para marcar o início das obras da fábrica em Camaçari, o grupo chinês JAC Motors discute a transferência do projeto para o Rio de Janeiro. A empresa chegou a cogitar uma unidade no Rio só para caminhões, mas a negociação avançou para a transferência completa da linha de produção, incluindo a de automóveis.

Na próxima semana, executivos da JAC estarão na China para obter o aval da matriz à mudança. Se o novo projeto for aprovado, o anúncio deve ocorrer em meados de agosto. Quatro fontes ouvidas pelo jornal O Estado de S. Paulo confirmaram as negociações.

A passividade e o silêncio do governador Jaques Wagner com a notícia divulgada pela imprensa nacional vem sendo criticada pela oposição, lembrando que há um ano e oito meses atrás, um automóvel J3 foi enterrado numa ‘capsula do tempo’, para marcar o início das obras da construção da fábrica em Camaçari.

“É inacreditável como a Bahia vem perdendo prestígio e investimentos para outros estados brasileiros por conta da ineficiência desse governo”, observou o deputado Paulo Azi (DEM), lembrando que ao contrário do ACM, que ameaçou romper com então presidente Fernando Henrique Cardoso, caso a Ford não fosse implantada na Bahia, “o governador Wagner, que se diz amigo da presidente Dilma e do maior cacique do PT, Lula, perde a JAC Motors para o Rio de Janeiro por absoluta incompetência”. “O que será feito com o carro enterrado?”, ironizou.

 

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