Professores municipais durante protesto em frente à prefeitura. Foto Sudoeste Hoje

Professores municipais de Itapetinga durante manifestação em frente à prefeitura. Foto Sudoeste Hoje

Depois de muita má vontade por parte da secretária de educação, Sibele Nery, e do prefeito Zé Carlos, a greve dos professores foi encerrada, e a partir desta quarta-feira os educadores da rede municipal devem retornar às salas de aula.

No início da greve a secretária Sibele arrotou arrogância e dificultou, de todas as formas, o diálogo com a APLB sindicato e os educadores, chegando a colocar a guarda municipal na porta das escolas para reprimir os professores que faziam campanha de esclarecimento junto aos alunos, mas acabou se desgastando junto à opinião pública e teve que recuar, para salvar a própria pele.

A proposta de 1% de reajuste retroativo de abril até julho, 2,5% em agosto e 3,5% em setembro acabou sendo aceita pela assembléia dos professores, numa demonstração de boa vontade, mas a APLB fez ressalvas e advertiu que continuará lutando pelos direitos dos seus representados, não estando descartada a possibilidade de novas paralisações.

Nessa verdadeira queda de braços, o prefeito perdeu popularidade e a secretária Sibele ficou extremamente desgastada. O vereador Renan Coelho (PCdoB), coordenador da APLB, saiu fortalecido do processo, depois de demonstrar firmeza e equilíbrio nas negociações.

Por Davi Ferraz 

 

Compartilhe em suas redes sociais!