RILZA

A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim (PT), morreu na noite desta quinta-feira (24) após sofrer uma embolia pulmonar. Segundo informações, ela estava internada no Hospital Aliança desde a segunda-feira (21) e faleceu na unidade. O vice-prefeito da cidade, Evandro Almeida (PP), deve assumir o comando do município.

Segundo informações do PT, a Rilza sofria de anemia falciforme, doença hereditária que atinge principalmente a população negra e provoca os sintomas clássicos da anemia, como fadiga, fraqueza e palidez, além de dores intensas nas articulações. Por conta da doença, os glóbulos vermelhos sofrem uma alteração, perdendo a forma arredondada e elástica, adquirindo o aspecto de foice e endurecendo, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos. A prefeitura de São Francisco do Conde mantinha um programa de assistência aos portadores de anemia ou traço falciforme desde o início da sua gestão.

Natural de São Francisco do Conde, Rilza Valentim foi professora de Química e começou sua carreira na vida pública ao assumir a Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Conde. Foi vereadora por dois mandatos nos anos de 2000 e 2004. Em 2008, chegou à prefeitura e, em 2012, foi reeleita com mais de 75% dos votos. Ainda não há informações sobre o sepultamento.

Filho preso

Em maio, um dos três filhos da prefeita, Rodrigo Valentim, atropelou uma idosa no bairro da Pituba, quando voltava de uma festa. A itapetinguense Cleonice Barreto de Souza, 67 anos, morreu na hora. Rodrigo chegou a ser detido, mas foi liberado após alguns dias. O inquérito da Polícia Civil segue normalmente, com Rodrigo em liberdade.

Pelas imagens divulgadas pela polícia, o estudante, que dirigia um Hyundai i30, fugiu do local sem socorrer Cleonice, que havia saído para caminhar na Avenida Paulo VI, na Pituba, quando foi atingida. O veículo seguia em alta velocidade, na contramão. Correio

Compartilhe em suas redes sociais!