GEDSC DIGITAL CAMERA

Na segunda-feira 21, ocorreu no auditório da UESB a abertura oficial do Programa universidade Para Todos – UPT, cursinho pré-vestibular gratuito da UESB, com a realização do encontro motivacional entre a equipe do UPT e os cursistas de Itapetinga, Itororó e Itambé.

O UPT se consolidou nos últimos anos como a maior e mais abrangente atividade de extensão da UESB. Apenas no Campus de Itapetinga são 480 cursistas em sala de aula sendo 250 em Itapetinga (três turmas na UESB Pça. Primavera, uma turma no IF-Baiano e duas turmas na Escola Ma. Amélia na Nova Itapetinga); 90 cursistas em Itororó; 40 em Itambé; 50 em Maiquinique e 50 em Itarantim. Além das aulas que ocorrem de segunda a sexta-feira e reforços aos sábados, os cursistas recebem gratuitamente os módulos e a camisa do Programa.

O UPT foi criado pela UESB no ano de 2003, passando depois a ter cunho estadual, sob a coordenação da SEC-BA com a participação das quatro universidades do Estado (UESB, UESC, UNEB e UEFS), além da Universidade Federal do Recôncavo. Desde a sua criação tem facilitado o acesso de alunos vindos de escolas públicas aos cursos superiores. Em Itapetinga, apenas no ano de 2013 foram 38 aprovados nos cursos da UESB, outras universidades e Institutos Federais.

Segundo o Prof. Geraldo Trindade, um dos coordenadores do Programa em Itapetinga, o sucesso é fruto de um trabalho de parceria que envolve a Secretaria de Educação do Estado, a UESB, as prefeituras de Itapetinga, Itororó, Itambé, Maiquinique e Itarantim, além do IF-Baiano Campus de Itapetinga e uma equipe engajada.

Além dos 480 cursistas já matriculados em 2014, mais 520 classificados aguardam na fila de espera por eventuais desistências.

Compartilhe em suas redes sociais!