Justiça barrou sessão que elegeria o vereador Valdeir Chagas, como futuro presidente da câmara municipal.

Justiça barrou sessão que elegeria o vereador Valdeir Chagas, como futuro presidente da câmara municipal.

ITAPETINGA: Apreciando o Mandado de Segurança impetrado pelos vereadores de oposição Naara Duarte, Fabiano Bahia, Tarugão e João de Deus e Renan Coelho, a Juíza Mirna Fraga Souza de Faria concedeu Liminar suspendendo a sessão legislativa da Câmara Municipal de Itapetinga, designada para esta quarta-feira, com o intuito de eleger a nova mesa diretora da casa, com 8 meses de antecedência.

Confira todo o teor da decisão:

“Sessão legislativa, que se realizará no dia 16/04/2014, às 20:00h, consoante previsão do art. 56, §2º do Regimento interno.
A ausência da ata inviabiliza a análise acerca da regularidade da questão submetida a plenário, bem como da regularidade da aprovação de tal convocação, infirmando o ato convocatório.
Tem-se claro, portanto, que o ato impugnado fere o princípio da legalidade e da publicidade, na medida em que inobserva as normas legais e regimentais atinentes à matéria, e afronta o quanto previsto nos §§ 3º e 4º do art. 49 do regimento interno, que impõe ao Presidente da Câmara dar ampla publicidade às Sessões, divulgando a pauta e o resumo dos trabalhos legislativos.
Por fim, insta salientar que a convocação impugnada afronta os princípios da razoabilidade e da moralidade, eis que busca antecipar, em quase 8 (oito) meses, as eleições para a mesa diretora, sem qualquer prévio debate, ou mesmo sem apresentar motivação idônea, e ainda se dá de forma açodada, atropelando as normas legais e regimentais, no exíguo prazo de 5(cinco) dias desde sua proposição até a realização, dificultando, com isso a regular composição de chapas e alianças próprias do jogo político.
O periculum in mora, por sua vez, traduz-se na própria surpresa decorrente da realização das eleições, bem como na dificuldade informada para formação, composição e inscrição de chapa para concorrer à mesa diretora, em face da exiguidade do lapso temporal existente entre a convocação e a realização da sessão especial.
Isto posto, e por tudo o mais que dos autos consta, concedo LIMINAR para determinar a suspensão da sessão especial para eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores que se realizará no dia 16/04/2014, sob pena de
multa que fixo em R$ 10.000,00 (dez mil reais).
Notifique a autoridade tida como coatora, nos termos do inciso I do art. 7º da Lei nº 12.016/2009, instruindo o mandado com a segunda via da inicial e dos documentos, para que, no prazo de 10 (dez) dias, preste as necessárias informações.
Notifique-se a Câmara de Vereadores de Itapetinga, enviando-lhe cópia da inicial sem documentos, para que, querendo, ingresse no feito.
Intime-se o Impetrante para que junte aos autos a íntegra do Regimento Interno da Câmara de Vereadores com a certidão de sua vigência.”

Oficiais de justiça intimaram a presidente Nídia Oliveira e a Câmara, da decisão judicial que  concedeu Liminar suspendendo a sessão.

Oficiais de justiça intimaram a presidente Nídia Oliveira e a Câmara, da decisão judicial que concedeu Liminar suspendendo a sessão.

Quando os oficiais de justiça chegaram à Câmara Municipal para cumprirem o Mandado Judicial, a eleição já havia sido realizada às pressas, mas de nada valeu, pois os seus efeitos são considerados nulos de pleno direito, por decisão da justiça.

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!