Sudoeste Hoje no celular
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
Comentários
  • ZÉ DA HORA: MOÇO, O QUE É ISSO QUE ACONTECE COM O PT? ONDE ESSE PARTIDO DE IMPLANTA AS FALCATRUAS E PICARETAGENS VÊM...
  • Marinalva Santos: Moço fui bem ai na loja do Magno no sábado nem prestei atenção nessa bagaça Deus me deu livramento!
  • Anônimo: Cadê o 13º prefeito? tu me chamas pra trabalhar e não me paga o décimo. Posso não te considerar mais, ouviu?
  • Paulo: E Sibely maquiada gente quando vai ser exonerada? Ninguem aguenta mais essa mulherzinha arrogante,burra e...
  • marteus s: cintia que ser a dona da secretaria e o secretario jeremias nunca foi em uma obra da prefeitura para...
  • Anônimo: Ou Bahia se prorrogar por mais tempo o mandato desse prefeito imprestável e dos vereadores inúteis, é melhor...
  • anônimo: Culpa do prefeito e quem votou nele. Tem vereadores já denunciaram isso tudo agora firam pra justiça sabe...
  • Luiz: Aquilo sempre foi, desde a inauguração, um mata-burro gigante. Mais uma grande obra desta gestão.
  • José: Com todo esse aparato, parece até que Itarantim é uma Capital.
  • José: Herzem, que tanto critica o prefeito de Conquista – que de fato, tá uma bosta mesmo – vamos ver o...
  • Que pena...: Um rapaz jovem, que conseguiu uma ótima profissão de médico graças aos esforços dos pais, pessoas...
  • Ademir Lima: A Prefeitura Municipal de Itapetinga. Pague o meu dinheiro. Olá venho comunicar a toda população de...
  • menino: o mau que o povo nao aprendi e em 2016 vao votar em quem ze preguiça apoiar, um pouco de bebida e mentira...
  • Ademir Lima: A Prefeitura Municipal de Itapetinga. Pague o meu dinheiro. Olá venho comunicar a toda população de...
  • Ademir Lima: A Prefeitura Municipal de Itapetinga. Pague o meu dinheiro. Olá venho comunicar a toda população de...
  • malvada: Concordo plenamente com o Sr. Bahia, me lembro tão bem que a praça do estádio Municipal era tão lindinha,...
  • Ana Maria: Interessante a colocação do suposto Marteus quando diz que a Cíntia não tem moral para estar onde está. Eu...
  • Carranca: Tu deve não é, Rebelde? Você nem sabe o que é intervenção militar, então durma na sua ignorância.
  • bahia: SR.DAVI FAZ UMA MATERIA SOBRE O ABANDONO DA PRAÇA DO ESTÁDIO MUNICIPAL,QUE VERGONHA NO CENTRO DA CIDADE A...
  • Anonymous: Cíntia não sai, braço direito de Jeremias, é mais fácil ele atender a ligação do telefone dela do que a de...
  • ZÉ DA HORA: Roger, creio que você não entendeu a minha postagem ou se apressou em julgar, ou é apenas instinto de ser...
  • Anônimo: ANÔNIMO: Falar todo mundo fala, e esses vereadores só sabem falar, agora agir, fazer, ir a luta, isso eu não...
  • Anonymous: É tudo farinha do mesmo saco, podem entrar 100 que todos só irá mamar. Acabou-se o tempo em que os...
  • Roger: O ZÉ DA HORA EU QUERIA VER SE FOSSE SEU FILHO OU ALGUM FAMILIAR SEU QUE TIVESSE SOFRENDO, SE VOCÊ AINDA...
  • anônimo: Gente elogiar uma inoperância dessa sem prefeito e a pessoa não ter amor a si próprio .urbanismo e chamado...
  • anônimo: Toma vergonha Mateus dizer esse prefeito merece respeito .a cidade acabou essa sec de urbanismo e chamada de...
  • anônimo: Como a cidade não tem prefeito coloca culpa sec. Povo sem memória esses doentes di 13. Bota prefrito tua...
  • anonimo: porque jose carlos que com ese secretario so esta aponhalando pelas costa nao pisa na secretaria ze carlos...
  • Anônimo: Ela está tentando comprar os votos de toda classe dos caminhoneiros, espero que eles não caiam nesta. E...
  • Anônimo: Tá tudo acabando e abandonado, em breve será toda uma cidade vivendo um caos para sobreviver no mapa.
Twitter



JUSTIÇA APERTA O CERCO CONTRA POLÍTICOS DESONESTOS

Prefeito de Eunápolis, José Robério, também foi afastado pelo TJ

 

Tribuna da Bahia

Após a primeira eleição em que a Lei da Ficha Limpa esteve em vigor, a Justiça reforça sua função de coibir o mau uso do sistema político, fiscalizando incisivamente condutas nocivas ao exercício de função eletiva.

Apenas nos últimos dias, cinco políticos perderam seus mandatos na Justiça eleitoral após requerimento da Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE-BA) sob argumento de infidelidade partidária. E outros quatro seguem na berlinda por problemas na condução da máquina pública, os prefeitos de Eunápolis, Cipó, Barreiras e de Feira de Santana.

Uma das irregularidades mais comuns que afeta os políticos é a infidelidade partidária, quando, no período entre eleições, políticos migram de uma sigla para outra, sem justificativa. Na última semana, o prefeito reeleito de Riacho de Santana, Tito Eugênio Cardoso de Castro, e os vereadores Gildásio dos Santos Passos (Brejolândia); Salatiel Coelho (Ibotirama); Francisco Borges (Fátima) e Carlos Tito Marques Cordeiro (Barreiras) tiveram a perda dos mandatos decretada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

Segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas quatro justificativas são aceitas para que um político mude de partido antes do fim do mandato: incorporação ou fusão do partido, criação de novo partido, mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação pessoal.

Todos os cinco cassados recentemente apontaram essa última justificativa para a mudança de partido, como Tito Castro, que migrou do PMDB para o PDT, sem comprovar a discriminação sofrida. Depoimentos colhidos pela Justiça Eleitoral mostraram que ele saiu por não ter conseguido transformar a comissão provisória que presidia em diretório municipal. Com a decisão contra o prefeito de Riacho de Santana e os quatro vereadores, os suplentes devem tomar posse nos próximos dias.

Prisão

Na Justiça comum tramitam ações contra prefeitos de pelo menos quatro cidades baianas, Barreiras, Eunápolis, Cipó e Feira de Santana. Decisões iniciais apontam que os gestores devem perder seus mandatos e, em dois casos, podem resultar na prisão dos envolvidos. Os prefeitos Jusmari Oliveira (PSD), de Barreiras, e Tarcízio Pimenta (PDT), de Feira de Santana, tentaram a reeleição em outubro e saíram derrotados das urnas. Agora, podem perder os próprios mandatos.

No caso da peessedista, o Ministério Público Federal, por meio do procurador da República José Ricardo Teixeira Alves, pediu a prisão dela por descumprir ordem judicial que obrigava a recontratação de servidores da Secretaria de Saúde, demitidos logo após a eleição.

O caso ainda não possui um desfecho definido e seu resultado pode se repetir também com Pimenta. O pedetista é acusado de invadir um terreno particular para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Loteamento Parque Boa Vista, situação denunciada pelo proprietário, Cristóvão Peixoto. Apesar do efeito suspensivo para a construção emitido pelo Tribunal de Justiça, Peixoto alega que a prefeitura mantém as obras, o que pode acarretar na prisão do prefeito de Feira de Santana por descumprir ordem judicial.

Os casos de Eunápolis e Cipó por enquanto ainda não apontam a prisão dos prefeitos Robério Oliveira (PRTB) e Jailton Macedo (PSD), porém os mesmos estão com os mandatos ameaçados pelo Tribunal de Justiça, após decisão da 2ª Câmara Criminal. Nas duas ações apresentadas pelo Ministério Público Estadual, os prefeitos são acusados de desvio de recursos via licitação irregular, favoráveis a empresas específicas.

Convênio com o Ministério Público

Como reforço, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira, e o procurador-geral de Justiça na Bahia, Wellington César Lima e Silva, assinaram um Termo de Cooperação entre o TCM e o Ministério Público Estadual, como parte da “Semana do Ministério Público”.

O evento, realizado no Fiesta Convention Center, contou, além do procurador-geral de Justiça da Bahia, Wellington César Lima e Silva, e do Presidente do TCM, Paulo Maracajá Pereira, com as presenças do chefe da Controladoria Regional da União no Estado da Bahia, Antônio Veiga Argollo Neto, representando o ministro de Estado, Chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage; o procurador-geral do Ministério Público Especial de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado, Maurício Caleffi e do Promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público (GEPAM), Adriano Assis.

O Termo de Cooperação constitui objeto de parceria entre o Ministério Público da Bahia e o Tribunal de Contas dos Municípios visando a prevenção e o combate aos atos de improbidade praticados no âmbito municipal, aproximando, ainda mais, as instituições signatárias e reforçando, consequentemente, o intercâmbio de informações, documentos e serviços com o fim de aperfeiçoar e conferir maior efetividade às relevantes atribuições que lhes são legalmente conferidas.

O Conselheiro Paulo Maracajá Pereira, falou aos presentes que “entendemos que esta sinergia entre todos os Poderes Públicos envolvidos no processo fiscalizador facilita a consecução de nossa missão constitucional junto aos nossos jurisdicionados, que são as Prefeituras, Câmaras de Vereadores e Entidades Descentralizadas, no sentido de orientar, fiscalizar, acompanhar e examinar as contas públicas dos gestores municipais”.

O presidente do Tribunal discorreu, em seu discurso, sobre todas as atividades da instituição, explicando a atuação na orientação, na fiscalização e no acompanhamento das contas municipais.

“Nossas ações não se resumem apenas a punições”, enfatizou o presidente, assegurando que “como uma Corte de Contas sob a ótica da responsabilidade fiscal, atuamos com orientação segura e qualificada, na busca do aperfeiçoamento e capacitação dos gestores municipais quanto aos procedimentos legais na aplicação dos recursos públicos, a possibilitar maior correção e probidade na prestação de contas”.

10 Comentários para “JUSTIÇA APERTA O CERCO CONTRA POLÍTICOS DESONESTOS”

  • Dan:

    Será pq n acontecer isso aqui no nosso município!!!!!!!!! Já tá mais q provado que aqui n estamos livres desses dismandes no dinheiro publico.

  • luandra:

    Estive nessa sexta em um orgão público,onde só se falava dos atrasos nos pagamentos,descaso com telefones cortados e até mesmo corte de energia. Isso acredito que era contratados (os come -feira-café pequeno),pq enquanto isso os (come-feira-café-reforçado),estão na cidade desfilando carro zero do ano…)
    Só lamento…pois já ouvi eles (PTzinho de Itapetinga)dizer;eleitor pobre e come-feira-café-pequeno , agente engana e compra por qualquer valor.
    E da-lhe 13,ESTORADO !!!!!!!!!!!!

  • MARIA:

    Cadê a justiça em Itapetinga? Pois todos sabem que J.C.M. É UM VERDADEIRO FICHA SUJA. PORQUE SÓ AQUI NADA ACONTECE,DAVI?

  • Maria, a justiça só funciona nesses casos, quando é acionada por alguém, que pode ser o Ministério Público ou algum partido de oposição. O MP de Itapetinga, dispensa comentários e os opositores ao prefeito só fazem oposição em período eleitoral, deixando que o prefeito e sua trupe dentem e rolem sem serem perturbados. Assim, nada acontece…

  • Creu:

    Acorda oposição!!!!!!!!!! Tem q fazer oposição n só no periodo politico..

  • Jeu:

    MP inoperante !

  • MARIA:

    vamos oposição… precisamos nos movimentar.Um prefeito FICHA IMUNDA(pois suja é pouco pra tudo que se vê nesta gestão), faz e acontece e nada…e vai ficando impune!!É preciso que se faça alguma coisa em outras esferas jurídicas, pois sabemos que aqui fica difícil…VAI DAVI, envia essas matérias e os cometários para A GLOBO através da tv BAHIA, para DILMA…é preciso botar as irregularidades desta gestão na mídia e veremos o que vai acontecer.
    E vc, DAVI, PODE DAR O PRIMEIRO PASSO PARA ISSO ACONTECER, afinal vc também é oposição.

  • Cecê:

    Que estenda a outros municipios. Pois o descaso na cidade de Caetanos-Ba é algo escandaloso… e se refere a toda area ou seções da Prefeitura Municipal. Irregularidade aqui é algo normal e corriqueiro…

  • João Monte iro:

    É Davi, vc tbm na epoca da eleição se dedicava mais ao seu blog nas questões políticas, hj parece que ta ressabiado. Mostre a todos os descontentes (a grande maioria) dos itapetinguenses que pode chover canivete, mas vc é OPOSIÇÃO (ao q está posto) e é a nossa voz virtual, por favor não nos abandone. Contamos com vc, faça valer assiduidade q seu blog tem. As informações que vc tem todos precisam tomar conhecimento (INCLUSIVE O MINISTERIO PÙBLICO).

  • João Monteiro, neste último mês, tive que me dedicar à conclusão do meu curso de História na Uesb e não foi possível atualizar a site com a mesma dedicação de sempre. Para completar, passei alguns dias em Juazeiro e Petrolina (cheguei ontem) arrumando moradia para o meu filho, que foi cursar a universidade por lá. Quando à minha postura crítica no site, não deve ser confundida com o papel dos partidos de oposição, que devem a Itapetinga uma atuação mais efetiva. Entendo que política, seja de oposição ou situação, deve ser feita no dia a dia e não somente nos períodos eleitorais. Observe que muitas coisas acontecem na cidade e os políticos de oposição raramente se manifestam sobre elas. Se a imprensa não se posiciona, adeus…Vou continuar sempre com a minha postura crítica, mas desvinculado de partidos, para manter a independência. Não podemos confundir postura crítica com oposição.

Deixe um comentário

Arquivo do Site
dezembro 2012
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
Quentinhas & Boas

  • 14 de dezembro de 2014 | 13:18


  • 14 de dezembro de 2014 | 13:00

    skala novo 2


  • 8 de dezembro de 2014 | 10:40

    LOJAS FREZENDE

    edy modas

    Casa Bella Logo

     


  • 30 de novembro de 2014 | 02:44

    CHOPP


  • 29 de setembro de 2014 | 18:06

    banner2

  • “FOI EU QUI TRUSSE”
    21 de setembro de 2014 | 18:31

    ZE CARLOS COCHILANDO

    No auge do seu delírio político administrativo, e na tentativa inútil de querer mostrar serviço, Zé Carlos usa os empregos que restaram na Azaléia como fator de desenvolvimento, se esquecendo de que este é o mote político do adversário, que trouxe a fábrica para Itapetinga e região, quando ele ainda rezava na cartilha do velho ACM e não passava de um mero ‘assessor de taxista’, na praça Augusto de Carvalho. Como ajudou a exterminar cerca de 18 mil empregos na região, não tem direito de se aproveitar do que restou da fábrica, mas pode se consolar, pongando nas realizações da iniciativa privada, dizendo: “foi eu qui trusse a Zema, a Americanas a farmácia e oposto de gazulina”. Será que foi excesso de etanol?

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com