cidade de Macarani

 

Projetando a Macarani do futuro, a prefeitura municipal teve aprovado pelo Ministério da Saúde, através da Fundação Nacional de Saúde, projeto para ampliação do sistema de abastecimento de água da cidade, que garantirá o abastecimento da população pelos próximos 50 anos.

O convênio de nº 671772 estabelece a construção de dois reservatórios de 500 mil litros de água cada, perfazendo um milhão de litros, que serão construídos no morro do cruzeiro, que fica localizado nas proximidades do Bairro Sobral Bentes.

Os novos reservatórios serão construídos com fundação de concreto de alta resistência na forma cilíndrica, estrutura toda em aço, com pintura interna e externa efetuada em material especial para garantir a impermeabilidade. Na atualidade, a água é considerada um bem muito valioso, e água potável então, um grande desafio urbano. A cidade de Macarani cresce a cada dia e o atual sistema de abastecimento, certamente, estará defasado em poucos anos, daí a iniciativa da prefeitura em antecipar o futuro e garantir o líquido precioso que será consumido pelas gerações vindouras.

A empresa que construirá a obra será escolhida através de licitação e terá prazo fixado em edital para inicio e término do trabalho. Os novos reservatórios terão prioridade vital para a comunidade, pois acabará com os chamados “rodízios” que o SAAE é obrigado a fazer atualmente para garantir o abastecimento à população, uma vez que o sistema atual estar defasado e já não atende 100% da cidade.

Este foi um projeto fácil de conseguir, segundo assinalou Lucas Rios, responsável direto pelo levantamento de documentação exigido pela FUNASA para liberá-lo. A prefeitura teve que obedecer a inúmeros critérios preconizados não apenas pela Fundação Nacional de Saúde, mas também ao Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, que controla o uso racional e integrado dos recursos hídricos, com vistas ao desenvolvimento sustentável e, por último, a preservação e a defesa contra eventos hidrológicos críticos, quer sejam de origem natural, quer decorrentes do uso inadequado, não só das águas, mas também dos demais recursos naturais.

“Pela sua complexidade, a prefeitura contratou uma empresa especializada para cuidar da elaboração do projeto, entretanto, tivemos que acompanhar pessoalmente o seu trâmite e recompor alguns documentos à medida que estes eram exigidos”, assinalou o projetista Lucas Rios, que se empenhou de forma plausível pela liberação do convênio, tendo que viajar várias vezes à Superintendência da FUNASA, em Salvador, para cobrar celeridade na aprovação do projeto.

Pela posição topográfica do local onde os reservatórios serão construídos, a água chegará aos mesmos por bombeamento, após passar pela central de tratamento químico do SAAE. A distribuição será por gravidade, de forma segura e eficiente de forma a garantir o abastecimento, sem interrupção, 24 horas por dia, para todos os usuários da cidade.

O prefeito Carlinhos comemorou mais esta conquista do seu governo. “Isso é qualidade de vida e motivo de sobra para comemorar e agradecer a todos que nos ajudaram em mais esta conquista, pois nunca na recente história do nosso município, Macarani recebeu tantos investimentos e atenção por parte da administração pública municipal, como em nosso governo”. Enfatizou o prefeito.

ASCOM JOTA SANTOS

Compartilhe em suas redes sociais!