Novo PSF no centro de Macarani será inaugurado nos próximos dias

 

A prefeitura de Macarani não para de trabalhar. Mesmo em tempos difíceis financeiramente, consegue manter um cronograma de obras de vital importância para a comunidade.  Nos últimos meses o setor da saúde recebeu contemplação acima do estimado, graças ao empenho da administração municipal. A reconstrução do Posto Médico Ênio Rosendo Pinto é uma prova inconteste desse trabalho. Apesar de valor histórico, por ser a primeira unidade médica construída no município, o antigo prédio já não despertava mais a atenção da população devido o estado de degradação em que se encontrava, completamente descaracterizado e prestes a ruir.

O Governo “O Futuro Começa Agora” mudou esta realidade. Com investimentos próprios restaurou completamente o velho prédio e o dotou de infraestrutura moderna, sem, contudo, desfazer dos traços arquitetônicos originais. O novo posto de saúde ganhou novo nome em homenagem ao Dr. Wilson de Souza Dantas, um dos pioneiros da medicina local e foi transformado num complexo onde funcionam o Centro de Zoonoses, Laboratório, Agência de Vigilância Sanitária, central de marcação de exames, Endemias, CPD de ações negociadas com o SUS, núcleo de vacinação, farmácia básica, consultório médico, sala de curativos, recepção assistida, auditório, banheiros adaptados para cadeirantes e, ainda, a instalação da própria Secretaria de Saúde.

Construção do um novo Posto de Saúde no bairro Sobral Bentes mostra a determinação do prefeito Carlinhos em levar a saúde a toda a população de Macarani

Inaugurado o novo Posto de Saúde, a prefeitura concentrou esforços na construção do PSF do centro da cidade, que funcionará em anexo à própria Unidade de Saúde. Apesar da proximidade, os trabalhos são diferenciados e descentralizados. O Posto de Saúde da Família tem por base a ação preventiva; e este do centro da cidade, fecha o ciclo de cobertura no município, como preconiza o Ministério da Saúde. A nova unidade está pronta, faltando apenas o mobiliário para que seja inaugurado e entregue à comunidade, o que ocorrerá nos próximos dias.

E não para por ai: está em todo vapor a construção do novo PSF do Bairro Sobral Bentes (município). Os moradores da localidade são atendidos no Posto do Jardim Guarujá que funciona em anexo ao Centro de Fisioterapia Betinho Pedral. O espaço é pequeno com limitações de atendimento por falta de salas adequadas, por isso, o prefeito Carlinhos buscou recursos junto ao Ministério da Saúde no sentido de construir um novo PSF com padrões modernos e espaço suficiente para atender a população assistida no mesmo padrão da Unidade do Centro. Segundo o Arquiteto da prefeitura, Jorge Jourdam, o novo Posto de Saúde da Família está sendo construída numa área de 200 m² e contará com dois ambulatórios médicos e um odontológico; dois banheiros adaptados para deficientes físicos; sala de recepção; centro de observação e setor de imunização (vacinas).

Para trabalho interno, o Centro contará também com sala de esterilização, farmácia básica, recepção administrativa e copa/cozinha. A climatização do ambiente foi outra preocupação do projetista que incluiu em seu interior dois corredores de ventilação, para proporcionar melhor conforto para os profissionais e pacientes.

Ainda este mês, a prefeitura de Macarani dará inicio a reforma e ampliação do hospital municipal São Pedro. O prefeito Carlinhos afirma que Macarani ainda não tem uma saúde à altura dos anseios da população e da própria prefeitura, mas todos reconhecem que nenhum outro gestor teve tanta preocupação com a saúde do município como a atual, ao ponto de torná-la referência em toda a região, e isso a população reconhece.

Ascom – Jota Santos 

Compartilhe em suas redes sociais!