ITAPETINGA: A nossa redação recebeu nesta data, ‘nota de esclarecimento e pedido de resposta’ da empresa Bernardo Vidal & Associados, face à publicação da matéria intitulada “CPI da Vidal repercute e expõe ‘maracutaias’ do poder em Itapetinga”, veiculada pelo Sudoeste Hoje. Apesar de inexistir qualquer obrigação legal em conceder o ‘direito de resposta’ solicitado pela citada empresa, decidimos, por mera liberalidade e respeito aos princípios democráticos que norteiam o nosso trabalho, publicar a nota, juntamente com o pedido encaminhado pela empresa, através de e-mail.

Veja a nota, na íntegra:

“Caro Davi Ferraz,


A Bernardo Vidal & Associados atende clientes nos 26 estados do país e no Distrito Federal, prestando serviços de consultoria tributária e empresarial para empresas nacionais e multinacionais.

Com presença forte também na área pública, o escritório vem se destacando nas atividades de planejamento e reestruturação tributária, identificação de benefícios fiscais e gestão de regimes próprios de previdência e fundos de pensão.

Os serviços prestados pelo escritório, através da concretização de um direito tutelado em lei, contribuem para a otimização dos gastos das prefeituras, desonerando suas folhas de pagamento e, por conseguinte, proporcionando aumentos na receita, que podem ser posteriormente revertidos em benefícios para a população.

Ao tomarmos conhecimento do material publicado nesse blog, recentemente, não partimos do princípio de que houve má fé, ou motivações outras que não fossem as jornalísticas. Mas, no exercício da comunicação, precisamos tomar muito cuidado com as fontes consultadas, e sempre ouvir todas as partes envolvidas, sob pena de cometer erros que por vezes podem trazer consequências graves.

No caso do seu blog, há imprecisões e distorções, até bastante sérias. A vinculação do escritório Bernardo Vidal & Associados a uma fraude na Previdência ou a possíveis descontos nos benefícios pagos aos servidores municipais é uma inverdade. Uma versão inaceitável. Com afirmações desta natureza, não nos resta outra alternativa, além do texto em resposta abaixo, que não seja o de levar o caso à esfera judicial.


Nota de esclarecimento e pedido de resposta:

Em resposta à notícia “CPI da Vidal repercute e expõe ‘maracutaias’ do poder em Itapetinga”, veiculada pelo Blog Sudoeste Hoje, temos a esclarecer o seguinte:

A Bernardo Vidal & Associados é uma empresa sólida, com atuação em todo território nacional e bases em cinco capitais.

Referência no trabalho de planejamento e reestruturação tributária, a empresa atende a centenas de entes públicos, sempre mantendo o seu compromisso ético e obedecendo rigidamente à legislação brasileira.

Mais do que isso, a Bernardo Vidal também se orgulha de honrar as missões que assume junto aos seus clientes, sejam eles públicos ou privados.

Tendo tomado conhecimento do material publicado nesse blog, lamentamos profundamente o teor do referido texto, marcado por imprecisões e até acusações.

Não acreditamos que os responsáveis pelo veículo estejam agindo de má-fé, ou movidos por interesses outros que não seriam os jornalísticos. No entanto, talvez por uma equivocada escolha de fontes, a matéria postada ultrapassa os limites do aceitável. Não podemos aceitar erros graves de informação, os quais distorcem a realidade e levam o leitor a uma interpretação parcial – e incorreta – dos fatos. Em respeito à população e à nossa equipe, vamos elucidar o assunto.

A verdade é que Bernardo Vidal & Associados, uma instituição de dimensão nacional, assegura aos seus clientes a restituição de indébitos, aumentando a capacidade de investimento dos municípios, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. As compensações dizem respeito à cota paga pelo empregador, no caso, as prefeituras e outras instituições públicas, e não trazem qualquer prejuízo aos servidores municipais.

Através da Bernardo Vidal & Associados os municípios contratantes recuperam os valores indevidamente recolhidos à União, utilizando-se para tanto dos comprovantes do efetivo recolhimento. A Bernardo Vidal & Associados, sob hipótese alguma, aceitará que eventuais interesses escusos de terceiros tentem atingir sua credibilidade.

Sobre o contrato firmado no município de Itapetinga, é fato:

  1. O escritório Bernardo Vidal & Associados atuou no resgate de contribuições inconstitucionais cobradas irregularmente à Prefeitura de Itapetinga sob os rendimentos dos agentes políticos. A cobrança foi restituída de forma legítima, de acordo com a decisão do Superior Tribunal Federal (STF).
  2. Além da restituição dos agentes políticos, a prefeitura também tem direito a receber compensações sobre várias outras contribuições previdenciárias. O trabalho executado pelo Bernardo Vidal & Associados foi o de averiguar todos os valores pagos à União e identificar os créditos que havia a receber, não interferindo no benefício reservado aos servidores municipais.
  3. A contratação do escritório foi legalmente realizada pela Prefeitura de Itapetinga. A legislação brasileira prevê a inexigibilidade de licitação para os casos em que se comprove a idoneidade e se reconheça o notório saber da empresa contratada. Como já dissemos, o escritório possui equipe de mais de diversos especialistas, formado por doutores e mestres em diversas áreas, e experiência comprovada através de vários êxitos nas esferas administrativa e judicial. A Bernardo Vidal & Associados também esclarece que o valor do contrato segue as determinações legais, variando de acordo com a compensação alcançada pelo município.
  4. É missão da Bernardo Vidal & Associados trabalhar pela modernização da gestão previdenciária das instituições públicas, fazendo valer o que está previsto em lei. Com o resgate das contribuições previdenciárias, o escritório acredita que prefeituras como a de Itapetinga têm a oportunidade de ampliar a capacidade de investimento e melhorar as condições de vida da população. Bernardo Vidal & Associados.”

Compartilhe em suas redes sociais!