Pedido da vereadora Naara Duarte é atendido pelo deputado Sandro Régis

ITAPETINGA: O deputado estadual e líder do bloco parlamentar PR/PSDB na Assembleia, Sandro Régis, através de um Requerimento de Indicação, solicitou a implantação de uma Delegacia especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) para o município de Itapetinga, interior da Bahia. “A implantação da Delegacia constitui um anseio da população, manifestada através de solicitação da Vereadora Naara Duarte (DEM), bem como de contatos mantidos com alguns setores da sociedade civil da cidade”, afirmou o Parlamentar.

Nos últimos anos, as ações de combate à violência contra a mulher têm sido intensificadas em todo país, principalmente após o advento da Lei Maria da Penha. Outra não poderia ser a atitude do Estado, uma vez que as vítimas deste tipo específico de violência apresentam uma baixa auto-estima, exigindo, por parte dos setores responsáveis pela repressão, um atendimento especializado. Assim sendo, este só será possível se o atendimento à mulher vítima de violência for descentralizado das delegacias comuns, pois aumenta a credibilidade do serviço, incentivando as denúncias.

O diferencial do serviço feito pelas Delegacias Especializadas decorre da formação específica dos profissionais que atuam no setor. Geralmente, os policiais e agentes recebem uma formação direcionada para lidar com tais vítimas. Esse diferencial é determinante para o tipo de atendimento e o encaminhamento dado para a solução dos problemas apresentados.

Some-se a isso o fato de que a Lei Maria da Penha criou um procedimento específico para os casos de violência contra a mulher, produzindo consequências também para o inquérito policial, circunstância à exigir uma formação específica dos policiais e agentes.

De acordo com estudos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), uma em cada cinco faltas de mulheres ao trabalho é por motivo de violência doméstica. O que pretende esta Indicação é priorizar e ao mesmo tempo descentralizar em Itapetinga o atendimento à mulher que sofre violências por seus parceiros.

Compartilhe em suas redes sociais!