O programa Minha Casa, Minha Vida, é um programa do governo Federal com parceria com os Estados e Municípios, gerido pelo Ministério das Cidades e operacionalizado pela Caixa. O objetivo do programa é a produção de unidades habitacionais, que depois de concluídas são vendidas às famílias que possuem renda familiar bruta até R$ 1.395,00.

O interessado não pode ter qualquer imóvel quitado ou financiado em seu nome; não pode ter sido beneficiado anteriomente em programas de habitação social do governo, deve estar enquadrada na faixa de renda de até 3 salários mínimos; precisa comprovar renda formal ou informal; não há análise de risco de crédito “mesmo que o interessado tenha restrições nos orgãos de proteção ao crédito pode ser incluído no programa”.

As famílias a serem beneficiadas pelo programa são indicadas pelo município. Aí mora o perigo. Como resistir a tentação de privilegiar amigos e correligionários? Como resistir aos pedidos de vereadores, secretários, parentes e aderentes, para dar um “jeitinho brasileiro”?

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Cledilene Alves esteve no “Na boca do povo” e disse que as prioridades são: Idosos, deficientes, moradores de área de risco, moradores de imóveis pagos pela prefeitura e mulheres. Se for assim, parabéns.

Por JOSÉ ELIAS RIBEIRO

Compartilhe em suas redes sociais!