O escultor São Félix deixa um legado cultural importante

 

ITAPETINGA: A noticia do falecimento do escultor São Félix causou grande consternação em toda a cidade de Itapetinga, que esperava e confiava na sua recuperação. São Félix faleceu neste domingo, por volta das 19:30h, no Hospital Calixto Midlej, em Itabuna, onde se encontrava internado em estado de coma, depois da bárbara agressão que sofreu no interior de sua residência, no dia 20 de dezembro de 2010. Júlio José Barbosa, conhecido por São Félix, tinha 83 anos de idade e residia em Itapetinga desde o ano de 1945.

Antes de se dedicar à arte, São Félix foi zelador do antigo campo de futebol, no bairro Camacã, onde foram construidos o Ginásio Agro Industrial e o supermercado Superlar (atual Rondelli). Mesmo com a construção do Ginásio Industrial, São Felix continuou residindo no seu interior, tendo adquirido, anos depois, a posse e a propriedade do imóvel em que residia.

Por ironia do destino, São Félix acabou sofrendo as agressões que resultaram em sua morte, dentro da casa que ele construiu e viveu por mais de 60 anos. O falecimento do doce e pacato São Felix é uma perda inestimável para as artes em Itapetinga e região.

Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!